Dia do Vestibulando
Thaís aproveita o Dia do Vestibulando, celebrado em 24 de maio, para lembrar que alguns cuidados vão impactar de forma positiva no resultado das provas. "Não é indicado estudar dia e noite. Isso esgota e prejudica o aluno. O ideal é estabelecer uma rotina de estudos, que deve ser seguida com seriedade e comprometimento, mas os momentos de lazer são igualmente importantes”, alerta.
Outro conselho é conversar com a família e com os amigos sobre os medos e angústias e buscar apoio profissional quando os níveis de ansiedade forem muito elevados. “Com auxílio psicológico, o jovem consegue lidar melhor com as emoções e com todas as expectativas que rondam o período pré-vestibular”, diz a psicóloga.
Dicas para se sair bem no vestibular
Estudar para o Enem ou vestibular requer disciplina e dedicação. Uma boa estratégia para organizar os estudos é montar um cronograma de atividades.
De acordo com a professora Kelly Barco, coordenadora do cursinho pré-vestibular do Integrado, organizar a rotina é fundamental. “Recorra à ajuda de professores e de outras fontes para sanar suas dúvidas. Nunca deixe de buscar conhecimento, mas sempre respeite seu corpo. Se sentir cansaço, pare, descanse, reorganize seus horários e volte a estudar", ensina.
Para ajudar quem está de olho no ensino superior, a professora listou algumas dicas:
1) Organize um local para estudar. Deixe-o arrumado e com fácil acesso a tudo o que você irá precisar enquanto estiver estudando. O ambiente deve ser agradável e aconchegante.
2) Faça resumos ou mapas mentais dos assuntos estudados. Use e abuse das canetas coloridas. Isso auxilia na memorização.
3) Organize uma rotina e estabeleça os melhores horários para o estudo, de modo que esse tempo seja bem aproveitado.
4) Evite mexer no celular ou em outros aparelhos eletrônicos. Eles desviam do foco, diminuindo a atenção.
5) Estabeleça algumas pausas no seu horário de estudo. Pare, tome uma água, vá ao banheiro, relaxe um pouco e, depois, retome as atividades.