Por Isabela Brisola
O Brasil é um dos países com mais empreendedores do mundo, de acordo com a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo. O país tem 42 milhões de empreendedores. Esse resultado coloca o sonho de empreender em terceiro lugar na lista dos 15 principais desejos dos brasileiros, perdendo apenas para “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”.
Realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), a pesquisa também identificou que 48 milhões de pessoas gostariam de ter um empreendimento em até 3 anos. Mas, as dúvidas de como tirar os sonhos do papel e o medo de dar errado, impedem muitos desses brasileiros de realmente começar o negócio.
Como empreendedora, sempre afirmo que para ter sucesso com a sua empresa, é essencial ter em mente que empreender envolve muito planejamento e estudo de mercado antes de começar a oferecer algum serviço. Todas as etapas são importantes para um futuro de sucesso, por isso não se pode pular nenhuma!
Logo no início, é necessário delinear a sua ideia de negócio a partir da identificação de uma oportunidade de mercado. Esse é o momento crucial para os empreendedores, pois você passará a entender se irá vender um produto ou serviço totalmente novo, oferecer uma solução que já existe, mas de forma inovadora e diferenciada, comercializar um produto ou serviço que complemente outra solução já existente ou atender um nicho ainda pouco explorado pelo mercado. Essa decisão vai delimitar todas as outras etapas.
Após identificar a oportunidade, é necessário fazer um estudo de mercado para garantir que existe uma demanda pelo produto ou serviço idealizado. Nesse momento, também deve ser feita uma análise, identificando potenciais clientes e concorrentes. Essas pesquisas podem ser feitas pela internet ou entrevistando conhecidos.
A partir dessa pesquisa, o público-alvo deve ser delimitado, definindo também persona e mapa da empatia. Ou seja, perfil do grupo de consumidores que você quer alcançar, com características e comportamentos em comum, como gênero, faixa etária, classe social, região, interesses e valores. Além da criação de um personagem que representa o comprador ideal do seu negócio. Essa análise deve traçar um perfil ainda mais detalhado e profundo do cliente, a partir do entendimento dos sentimentos, desejos e pensamentos do consumidor.
Se você quer se destacar da concorrência no mercado, é preciso encontrar um diferencial competitivo para o seu negócio, como: preços mais baixos, qualidade superior do produto ou serviço, atendimento humanizado e ágil, alto valor percebido da marca, processo de produção sustentável, exclusividade das soluções. Além de definir como seu serviço será comercializado, e-commerce ou loja física, por exemplo.
Para finalizar as dicas, trago a mais importante: planejamento financeiro! Calcule o investimento inicial para começar o seu empreendimento do zero, levando em conta todos os custos para colocar a operação em funcionamento, o capital de giro para manter o negócio e o sustento básico familiar até que a empresa comece a gerar lucro.
Empreender não é nem um pouco fácil, mas a satisfação de ganhar dinheiro e impactar a vida de outra pessoa fazendo o que gosta é inexplicável!
Sobre Brisola Advocacia Associados – Focada em direito previdenciário, a Brisola Advocacia Associados foi fundada em 2009 com o objetivo de garantir os direitos dos beneficiários do INSS. Seus principais clientes decorrem da necessidade da aposentadoria por tempo de contribuição, com ênfase na aposentadoria especial. Atendem também outras solicitações relacionadas ao tema, como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-maternidade, pensão por morte, entre outros. O escritório conta com sete advogados e também atende direito civil, direito da família e direito sucessório, além de causas trabalhistas.