No 17 de outubro, personagem de Mania de Você interpretada
por Eliane Giardini retrata sintomas do climatério e aborda invisibilidade da
mulher madura
Com uma atuação consistente no combate ao etarismo,
Boticário estreia em ‘Mania de Você’, novela das nove da TV Globo, propondo uma
reflexão sobre como a sociedade posiciona as mulheres em um lugar de
invisibilidade à medida que envelhecem. O debate proposto pela marca, que é
patrocinadora da trama, tem exibição prevista para 17 de outubro, véspera do
Dia da Menopausa, e endossa a atuação de Boticário acerca dos diferentes ciclos
femininos, como o climatério, reforçando a narrativa de que o auge de cada mulher
é hoje.
A cena protagonizada por Berta, personagem interpretada por
Eliane Giardini, traz para a ficção uma realidade vivida por mais de 29 milhões
de mulheres no país, segundo dados do North American Menopause Society, que
estima mais de 1 bilhão de mulheres ao redor do mundo vivenciando a menopausa
até 2030.
Para Renata Gomide, Vice-presidente de Consumer do Grupo
Boticário, o papel da marca é conseguir desmistificar e falar abertamente sobre
o tema. “Para nós é um privilégio poder falar sobre menopausa de forma tão real
e abrangente. Justamente por isso que iremos continuar contribuindo para uma
sociedade antietarista por meio de iniciativas contínuas e abrangentes pensadas
para acolher e valorizar as diferentes trajetórias, reconhecendo que cada
processo de envelhecimento é singular e diverso”.
A ação, idealizada pela agência GUT em parceria com a Globo
, faz parte da campanha de combate ao etarismo “Seu auge é hoje”, que desde
setembro reforça os muitos auges da vida da mulher e endossa uma ótica positiva
para a chegada da maturidade. Essa é uma das agendas prioritárias do Grupo
Boticário, responsável pelo maior programa de Diversidade, Equidade e Inclusão
(DEI) do varejo brasileiro, que neste ano trabalha Gerações como tema-foco.
“Discutir maturidade e menopausa – temas ainda tão delicados
para muitas mulheres – em um espaço de grande visibilidade é importantíssimo.
Para promover uma sociedade livre de etarismo, é essencial vermos e entendermos
que a vida das mulheres continua repleta de realizações, oportunidades e auges
também depois da menopausa.” diz Sofia Calvit, Diretora de Criação da GUT.
SEU AUGE É HOJE
O movimento teve início no TikTok, quando a marca criou uma
estratégia para estimular o alcance de conteúdos produzidos por influenciadoras
e criadoras com mais de 45 anos na plataforma. Segundo o Mindset Generation,
pesquisa recém-lançada pela plataforma de vídeos, atualmente, as fronteiras
geracionais estão se desfazendo no âmbito digital. O estudo aponta que os
interesses, valores em comum e as semelhantes formas de consumo dos usuários
acabam por criar um ambiente democrático na plataforma, potencializando o
comportamento transgeracional. Hoje, o TikTok conta com 28% do público ativo
composto por integrantes da geração X (nascidos entre 1965 e 1981).
Ainda dentro do mesmo conceito, a marca lançou Botik
Resveratrol e Silício, linha de skincare dedicada ao cuidado da mulher que lida
com o climatério e a menopausa. Botik foi idealizada há mais de 7 anos como
marca prioritária para a conversa com a mulher 45+ e, hoje, conta com 70% do
público consumidor com mais de 43 anos. Para apresentar o produto, a marca
criou a Casa Menopausa, um espaço de conexão entre mulheres maduras,
proporcionando debates entre convidadas, especialistas e influenciadoras discutirem
sobre o tema de forma aberta e acolhedora.
Para amplificar o tema e gerar identificação com a
consumidora, Ingrid Guimarães foi a escolhida para iniciar o movimento de
reflexão e gerar debates abertos entre mulheres maduras, mostrando que a
menopausa não é o fim e apontando o quão injusto seria ter pausado seus auges
com a chegada da maturidade. Além dela, as apresentadoras Rita Batista e Regina
Volpato também se aliaram ao movimento para trazer sua perspectiva e vivência
sobre a menopausa.
“Todas essas iniciativas refletem nosso compromisso em
valorizar histórias e reconhecer a beleza na maturidade. Como uma marca
relevante no mercado de beleza, temos a responsabilidade de desconstruir os
padrões que atrelam a beleza à juventude. Queremos que nossas ações inspirem as
mulheres a se enxergarem como verdadeiramente são, em todas as fases da vida, e
que celebrem cada capítulo de suas jornadas”, finaliza Renata Gomide.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca
primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos
brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede
franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650
cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo
portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e
está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com
as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em
pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento
Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não
realizar testes em animais.
Fontes:
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado
durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de
Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
**Associação
Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do
Brasil por número de unidades de 2022.